A número dois da lista de António Costa à autarquia lisboeta, Helena Roseta, pediu quinta-feira uma maioria em Outubro, acentuando a opção dos eleitores entre a "gestão irresponsável" de Santana Lopes e o "modelo rigoroso" do actual presidente.
Helena Roseta, vereadora da autarquia lisboeta eleita pelo Movimento "Cidadãos por Lisboa", é a número dois da lista da coligação "Unir Lisboa" para a Câmara, encabeçada pelo presidente do município, António Costa, do PS.
"Precisamos de ter uma maioria na Câmara, na Assembleia Municipal e nas Juntas (de Freguesia), apelou Roseta, sustentando que "há dois modelos de governo" autárquico em jogo nas eleições de 11 de Outubro: o do "protagonismo de uma gestão populista e irresponsável dos dinheiros públicos", numa referência velada ao cabeça-de-lista do PSD Santana Lopes, e o "modelo rigoroso, competente e participativo" de António Costa.
Helena Roseta falava, no bairro de Alfama, na apresentação das listas da coligação "Unir Lisboa" às Juntas de Freguesia, Câmara e Assembleia Municipal da capital.
A coligação reúne PS, Movimento "Cidadãos por Lisboa" e Associação "Lisboa é Muita Gente", liderada pelo vereador José Sá Fernandes, eleito como independente na lista do Bloco de Esquerda.
O cabeça-de-lista e actual presidente da Câmara, António Costa, assinalou como prioridade, caso seja reeleito, as "obras que podem resolver os problemas das pessoas": a recuperação das casas dos bairros históricos e o alargamento da oferta de cuidados continuados, de creches, jardins-de-infância e da rede de transportes escolares.
O autarca dirigiu-se a José Sá Fernandes, quarto na lista à Câmara, como "um bom amigo".
Quanto a Helena Roseta, ex-PS, atirou: "Já tínhamos saudades de estar contigo".
E foi Helena Roseta que, na quinta-feira à noite, deu o ar da graça, cantarolando, ao som de palmas, em jeito de modinha popular, "a vitória em Lisboa já é nossa e começou em Alfama".
A deputada socialista e candidata à Câmara de Cascais Leonor Coutinho, a ex-ministra Maria João Rodrigues, o dirigente do PS Joaquim Raposo e o secretário-geral da UGT, João Proença, foram algumas das pessoas presentes na apresentação das listas.
Também o antigo dirigente do Sporting Dias Ferreira esteve na iniciativa, mas na qualidade de candidato à Assembleia Municipal, cuja lista é encabeçada pela ex-presidente do Instituto Camões Simonetta Luz Afonso.