PS CORAÇÃO DE JESUS

Agosto 28 2009

As escolas vão ter uma linha de telefone exclusiva para tirar dúvidas sobre a Gripe A. Os directores das escolas devem recorrer à linha apenas nas situações em que tiverem dúvidas sobre o que fazer. É uma das medidas do plano de contenção do H1N1 nas escolas, que inclui sessões de esclarecimento com pais, alunos e professores no início das aulas e a promoção de "uma nova atitude de higiene".

 

As linhas de telefone devem ser utilizadas "no momento preciso que ocorram situações para as quais os directores das escolas não encontrem uma decisão fácil", explicou a ministra da Educação. As linhas vão colocar os directores das escolas em contacto com um médico de saúde pública.

 

O plano contempla ainda a eleição de "um coordenador para a saúde". "Será um professor que já existia para um conjunto de outras actividades que as escolas desenvolviam nesta área e que agora é chamado para colaborar na elaboração dos planos de contingência", acrescentou Maria de Lurdes Rodrigues.

 

Os ministérios da Educação e da Saúde aconselham a realização de reuniões logo no início do ano lectivo com os pais, a quem as escolas vão apresentar o plano de contingência. O objectivo é "cultivar uma nova atitude de higiene e prevenção para melhor combater a propagação da gripe", disse a responsável pela Educação.

 

Uma ideia também apontada pela ministra da Saúde. "Esta é uma oportunidade excelente para conseguirmos desenvolver uma série de comportamentos nas escolas para que passem para os pais e para a sociedade", acrescenta Ana Jorge.

 

Regresso às aulas

 

Durante o primeiro dia de aulas, uma das lições deverá ser dedicada ao tema da gripe A.

 

Nas salas de aula vai estar material desinfectante para que todas as crianças deixem os seus espaços limpos. Os alunos também são encorajados a desinfectar as mãos antes de entrar no recinto escolar.

 

As escolas estão a concluir os seus planos de contingência, tendo para o efeito recebido um reforço do orçamento entre 600 a dois mil euros. Com esta verba poderá ser comprado material desinfectante, como gel e toalhetes, e providenciado um espaço para utilização de qualquer criança que apresente sintomas de gripe.

 

As escolas só fecham em situações limite, sublinham as duas ministras.
 

 

Ministra não avança com data para vacinação em Portugal

 

As crianças com doenças crónicas e obesas fazem parte dos grupos de risco, para os quais a vacinação é prioritária. A ministra avançou, em Coimbra, que vacinação poderá começar mais cedo se a Agência Europeia do Medicamento assim o entender.

 

A ministra da Saúde não arrisca uma data para a entrega dos três milhões de vacinas contra a gripe A. Ana Jorge voltou a afirmar que Portugal vai receber a vacina ao mesmo tempo que outros países, quando estiver disponível no espaço europeu.

 

"Aquilo que tenho afirmado é que Portugal receberá as vacinas quando estiverem disponíveis para a Europa. Temos estado em contacto com a empresa que nos vai fornecer as vacinas, a mesma que também fornece a diferentes países, e assegurou que Portugal as terá na mesma altura", disse.

 

A imprensa internacional refere que, apesar de ainda não estar no mercado, as primeiras doses já estão disponíveis na França e Grã-Bretanha. "Daquilo que ouvi e não tenho essa informação foi que a vacina chegaria no fim do mês de Setembro na Grã-Bretanha", comentou Ana Jorge.

 

Contudo, não há ainda autorização para começar com o processo de vacinação, que deverá arrancar só no início de Outubro.

 

(Artigo de Raquel Ramalho Lopes publicado em www.rtp.pt)

 

 

Veja aqui a conferência de Imprensa conjunta das ministras da Saúde e da Educação:

 

http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Governo-anuncia-plano-de-contingencia-para-as-escolas.rtp&article=274552

 

publicado por pscoracaodejesus09 às 18:59

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



RIGOR E COMPETÊNCIA
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

17
18
20
21
22

24
25



as minhas fotos
pesquisar
 
Eleitos socialistas para a Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus
Eduardo Faria Caetano; Ermelinda Caetano; José Manuel dos Santos; Sónia Miranda.
Suplentes à Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus pelo PS
Gustavo Seia; Maria Natércia Constâncio; Manuel Alçada Alves; Maria Teresa Silva; Hugo a Malcato; Manuela Brás Valente; Carlos Miranda; Luísa Sofio; José Bessa
Contacte connosco
coracaodejesus09@gmail.com
subscrever feeds
blogs SAPO