A luz e a música vão marcar o ambiente do Jardim de Santos, em Lisboa, que renascerá até ao fim do ano através de um "projecto revolucionário" criado por arquitectos e designers portugueses convidados pela Bienal ExperimentaDesign 09.
A semana inaugural da bienal começou com um debate e uma conferência, mas um dos pontos altos é o lançamento do projecto do Jardim de Santos, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e do vereador dos espaços verdes, José Sá Fernandes.
"A ExperimentaDesign tem uma vertente de formação, mas também quer deixar uma marca na cidade e este projecto vai ser um exemplo de sucesso", sublinhou a directora da Experimenta, Guta Moura Guedes, em declarações à Agência Lusa.
O projecto vai ser levado a cabo ao longo de várias fases por uma equipa portuguesa de arquitectos paisagistas, especialistas em design de equipamento, de som, de luz e de comunicação no espaço.
Com direcção técnica de João Redondo, a equipa será ainda composta por João Gomes da Silva, Fernando Brízio, a dupla Pedro Ferreira e Rita João, Rui Gato, José Álvaro Correia e António Silveira Gomes.
"Todo o processo de montagem deverá durar cerca de três meses, e as plantas, peças de som, luz e software irão sendo colocadas faseadamente", indicou a responsável.
O Jardim de Santos reabrirá com um ambiente natural mais luxuriante, com plantas tropicais, uma cafetaria, esplanada, uma loja de jornais e revistas, e zonas lúdicas para crianças e adultos.
"O design é tudo menos elitista", reiterou Guta Moura Guedes, sublinhando a vocação de usufruto público deste projecto.
Além do jardim, recordou que a ExperimentaDesign 09 deixará outra marca na cidade, que é a criação, em parceria com a Galp Energia, de uma ponte pedonal e ciclável.
Mediante um concurso internacional de ideias, será seleccionado um projecto para criar, em 2010, uma ponte pedonal e para bicicletas sobre a 2 Circular, ligando a zona de Telheiras com as Torres de Lisboa.
O concurso intitula-se "Pontes para um futuro mais positivo" e o desafio lançado aos arquitectos será o de criar projectos "que incorporem soluções de eficiência energética e sustentabilidade dos materiais usados".
Durante a ExperimentaDesign 09 - que decorrerá até 13 de Setembro em 11 espaços de Lisboa - a Galp Energia irá disponibilizar 40 bicicletas para o público.
Vinte das bicicletas terão dois lugares cada, e serão decoradas pelos alunos do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE).