PS CORAÇÃO DE JESUS

Setembro 09 2009

A luz e a música vão marcar o ambiente do Jardim  de Santos, em Lisboa, que renascerá até ao fim do ano através de um "projecto  revolucionário" criado por arquitectos e designers portugueses convidados  pela Bienal ExperimentaDesign 09.  
  
A semana inaugural da bienal começou com um debate e uma conferência,  mas um dos pontos altos é o lançamento do projecto do Jardim de Santos,  com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa,  e do vereador dos espaços verdes, José Sá Fernandes.  
  
"A ExperimentaDesign tem uma vertente de formação, mas também quer deixar  uma marca na cidade e este projecto vai ser um exemplo de sucesso", sublinhou  a directora da Experimenta, Guta Moura Guedes, em declarações à Agência  Lusa.  
  

O projecto vai ser levado a cabo ao longo de várias fases por uma equipa  portuguesa de arquitectos paisagistas, especialistas em design de equipamento,  de som, de luz e de comunicação no espaço.  
  
Com direcção técnica de João Redondo, a equipa será ainda composta por  João Gomes da Silva, Fernando Brízio, a dupla Pedro Ferreira e Rita João,  Rui Gato, José Álvaro Correia e António Silveira Gomes.  
  
"Todo o processo de montagem deverá durar cerca de três meses, e as  plantas, peças de som, luz e software irão sendo colocadas faseadamente",  indicou a responsável.  
  
O Jardim de Santos reabrirá com um ambiente natural mais luxuriante,  com plantas tropicais, uma cafetaria, esplanada, uma loja de jornais e revistas,  e zonas lúdicas para crianças e adultos.  
  
"O design é tudo menos elitista", reiterou Guta Moura Guedes, sublinhando  a vocação de usufruto público deste projecto.  
  
Além do jardim, recordou que a ExperimentaDesign 09 deixará outra marca  na cidade, que é a criação, em parceria com a Galp Energia, de uma ponte  pedonal e ciclável.  
  
Mediante um concurso internacional de ideias, será seleccionado um projecto  para criar, em 2010, uma ponte pedonal e para bicicletas sobre a 2 Circular,  ligando a zona de Telheiras com as Torres de Lisboa.  
  
O concurso intitula-se "Pontes para um futuro mais positivo" e o desafio  lançado aos arquitectos será o de criar projectos "que incorporem soluções  de eficiência energética e sustentabilidade dos materiais usados".  
  
Durante a ExperimentaDesign 09 - que decorrerá até 13 de Setembro em  11 espaços de Lisboa - a Galp Energia irá disponibilizar 40 bicicletas para  o público.  
  
Vinte das bicicletas terão dois lugares cada, e serão decoradas pelos  alunos do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE).  

publicado por pscoracaodejesus09 às 19:47

RIGOR E COMPETÊNCIA
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

17

24
26

27


as minhas fotos
pesquisar
 
Eleitos socialistas para a Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus
Eduardo Faria Caetano; Ermelinda Caetano; José Manuel dos Santos; Sónia Miranda.
Suplentes à Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus pelo PS
Gustavo Seia; Maria Natércia Constâncio; Manuel Alçada Alves; Maria Teresa Silva; Hugo a Malcato; Manuela Brás Valente; Carlos Miranda; Luísa Sofio; José Bessa
Contacte connosco
coracaodejesus09@gmail.com
blogs SAPO