PS CORAÇÃO DE JESUS

Junho 24 2010

Instrumento que se tornou fundamental na vida quotidiana dos cidadãos, a Internet e as modernas redes sociais trazem, no entanto, graves perigos que nem sempre são acautelados. Os mais novos são em geral os alvos preferenciais dos "ataques" através da NET. A Norton alerta e aconselha os pais no caminho a seguir para proteger os seus filhos.

 

Seis em cada quatro das crianças abrangidas pelo estudo já tiveram contacto com actos de violência ou de nudez, enquanto uma em cada dez já foram alvo de tentativas de aliciamento para encontros na vida real. Os novos meios de comunicação cada vez mais expandidos na Internet, das redes sociais - o facebook, o Twitter, entre outros -, são locais preferidos por internautas para aliciarem os menores a acederem a encontros na vida real.

 

Experiências negativas que, de acordo com o relatório, têm um "profundo impacto emocional" nos jovens, chegando mesmo o documento a quantificar em cerca de um quinto as crianças que posteriormente se sentem embaraçadas ou arrependidas.

Preocupado há muito com esta temática Tito de Morais fundou em Portugal o projecto "Miúdossegurosna.net", e nessa qualidasde esteve presente na apresentação do relatório.

 

"Achei muito interessante saber o que os jovens sentem quando questionados sobre as suas experiências negativas", afirmou, acrescentando que "muitos jovens têm sentimentos de culpa em relação a situações de que, muitas vezes, nem são responsáveis. E isso alerta-nos para a necessidade de, como pais, partilharmos essa responsabilidade".

 

Esta prevenção deve ser "um trabalho de toda a sociedade" mas deverá ter como principal esteio o seio familiar e muito especialmente o núcleo mais restrito dos pais.

 

"Podemos fazer parte das redes de que os nossos filhos fazem parte" diz Tito de Morais que explica que assim poderão os pais detectar muitas das situações menos correctas que diariamente perpassam pelas páginas da Internet.

 

"Muitas vezes há sinais simples: a frase que ele deixou como pensamento do dia ou a frase que escreveu como mensagem de status no Messenger", adiantou, lembrando que isso torna ainda possível "ver quem faz parte da rede deles (e) quem são os 'amigos'", explica.

Responsável pela apresentação do estudo foi a Symantec, cujo responsável concorda com Tito de Morais ao afirmar que o importante é deter o mais possível de informação.

 

"Imagine que o seu filho está a entrar numa página com o subtítulo 'conteúdo de sexo'. Pode tratar-se de um grupo de música ou uma canção, mas se ler esta mensagem sem conhecer o que está por trás é capaz de ter uma zanga com o seu filhos e isso vai afastar-vos", explica o responsável da Symantec.

 

Nos tempos que correm, "existe um grande distanciamento entre a família - os pais - e as crianças", não sendo raro que os pais pensem "que as crianças usam a Internet para coisas diferentes do que usam", alerta o responsável pela Symantec.

 

Salvador Tapia Rodriguez rejeita em absoluto o bloqueio do acesso dos jovens à Internet.

 

Para ele, a opção passa por que "os pais tenham conhecimento de quanto tempo é que os filhos estão na Internet, se têm uma ou 10 contas no Facebook".

 

Os pais devem-se envolver mais nas actividades dos filhos e estarem atentos às suas actvidades.

publicado por pscoracaodejesus09 às 16:24

RIGOR E COMPETÊNCIA
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
17
18
19

20
22
23
25
26

27
30


as minhas fotos
pesquisar
 
Eleitos socialistas para a Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus
Eduardo Faria Caetano; Ermelinda Caetano; José Manuel dos Santos; Sónia Miranda.
Suplentes à Assembleia de Freguesia de Coração de Jesus pelo PS
Gustavo Seia; Maria Natércia Constâncio; Manuel Alçada Alves; Maria Teresa Silva; Hugo a Malcato; Manuela Brás Valente; Carlos Miranda; Luísa Sofio; José Bessa
Contacte connosco
coracaodejesus09@gmail.com
blogs SAPO