Em caso de vitória da lista socialista, não será Helena Roseta a assumir a vice-presidência da autarquia. Se o PS vencer as eleições autárquicas na capitalnas eleições do próximo dia 11 de Outubro, será o vereador Manuel Salgado amanter-se como vice-presidente da autarquia.
"O vereador Manuel Salgado mantém-se como vice-presidente», afirmou António Costa, que realçou a importância do acordo, sublinhando: «Não basta ganhar as eleições. É preciso ter condições para executar um bom programa.» .
O acordo entre o Partido Socialista e os CPL será assinado na próxima semana e acordas que as listas sejam elaboradas com base nos resultados das eleições intercalares de 2007 para a Câmara Municipal. Recorde-se que o movimento que Helena Roseta encabeça conseguiu 10,2 por cento, elegendo dois vereadores.
«É preciso tornar bem claro que não voltámos ao PS. Vamos concorrer como independentes pertencentes aos CPL nas listas do Partido Socialista», afirmou Helena Roseta.
Se já se sabia que António Costa e o Partido Socialista teriam levado a cabo negociações com o PCP e com o Bloco de Esquerda no sentido de conseguir um movimento unitário que conglomerasse toda a esquerda contra a direita corporizada por Pedro Santana Lopes, ficou agora a saber-se que também Helena Roseta fez algumas diligências junto do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista para conseguir uma coligação de partidos de esquerda nas eleições para a Câmara de Lisboa..
António Costa encabeça assim a lista do Partido Socialista às próximas eleições Autárquicas de Outubro para a Câmara Municipal de Lisboa integrando nas suas listas membros independentes dos movimentos "Lisboa é muita gente" de José Sá Fernandes e do Cidadãos por Lisboa" de Helena Roseta.